Institucional

Nos anos 80 um grupo de amigos engenheiros tinha como habito rotineiro reunir-se para disputarem partidas de futebol veterano no Clube Náutico. Foi durante um desses jogos que surgiu a ideia de fundar uma associação de categoria. No intervalo do jogo o engenheiro Ivahy Carneiro de Saraiva e o engenheiro Tibor Geza Hary chamaram o engenheiro José Bobrovsky e expuseram a ideia de fundarem a associação, mas um intuito social para reunir os amigos e bater papo e outras atividades de lazer.

Todos os profissionais aceitaram participar. Como Bobrovsky era advogado ele ficou encarregado de formular o estatuto. Pouco tempo depois foi marcado um novo encontro, desta vez em uma chácara onde atraiu dezessete profissionais que atuavam em Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe.

De comum acordo, Bobrovsky foi eleito o primeiro Presidente da AEA-Itanhaém, onde permaneceu durante quatro anos.

Apesar da eleição a associação só passou a ser concretizada com o incentivo de amigos no CREA, como André di Fazio, Benedito Zanine e Miguel Pietro.

No início o intuito era o mesmo de proporcionar somente reuniões sociais entre os associados, mas logo foi mudando e passou a defender os associados. As ART eram entregues no próprio escritório de Bobrovsky que também servia de espaço para as primeiras reuniões.

Bobrovsky recorda que esses amigos do CREA contribuiram muito para a vinda da primeira inspetoria CREA na cidade. A funcionária Andréia, foi a primeira contratada para a associação e depois transferida para o CREA. Naquela época existia um forte vínculo entre a Prefeitura e a Associação que a transformou em uma entidade de peso na sociedade de Itanhaém e região.