No último dia 23, quinta feira, na sede da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Itanhaém, na sala de eventos José Bobrovski Neto, as 14h, realizou-se o workshop “Itanhaém pra frente” com o tema: a nova Lei de Zoneamento – Uso de Ocupação do Solo – Lei Parcelamento do Solo e Código de Edificações e Verticalização.
Estavam presentes vários associados (as), a sala estava com sua lotação máxima; tivemos a presença da arquiteta Lauanna Campagnoli – Diretora Técnica GeoBrasilis, o Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano Eng.Agr. Vinicius Camba de Almeida e todo o corpo técnico da Prefeitura Municipal de Itanhaém.
O presidente da entidade o engenheiro civil Eduardo Cesar Mota, abriu a reunião saudando a todos. “O que vamos participar hoje e a revisão total da nova Lei, novos conceitos, novas diretizes. É de extrema importância a participação de todos vocês, após a apresentação da arquiteta Lauanna teremos o painel das perguntas. Sugiro que durante as explicações façam anotações e esclarecemo e atenderemos as sugestões no painel final. A GeoBrasilis, representada pela arquiteta Lauanna é a empresa que a Prefeitura Municipal entendeu sendo a de melhor capacidade técina para conduzir a nova proposta da Lei. Aproveito para agradecer a Prefeitura Municipal de Itanhaém, através do Secretário Vinicíus, do prefeito Tiago Cervantes, que não mediram esforços para atender o nosso pedido. Vamos aproveitar ao máximo. Boa palestra a todos” finalizou Eduardo.
Em seguida a arquiteta Lauanna Campagnoli, diretora técnica da GeoBrasilis, após as saudações iniciais esclareceu: “O que nós vamos apresentar é uma proposta após inumeras reuniões, não é uma proposta da GeoBrasilis, que é uma empresa de consultoria, em conjunto com Prefeitura de Itanhaém, nós colocamos algumas idéias, conceitos atuais de outros municípios e construimos essa proposta” salientou Lauanna.
Após uma breve apresentação sobre a GeoBrasilis; sua área de atuação, projetos em destaque e a qualificação da empresa, a diretora explicou que foram três os caminhos para a elaboração da proposta que será apresentada, lembrando que não está em formato de Lei, mas sim em diretizes. Os caminhos de trabalho foram a apresentação do Plano de Trabalho, Diagnóstico e a Construção da Proposta. Após várias reuniões com o corpo técnico da Prefeitoua Municipal e duas reuniões no Comdu ( Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano), construiu-se essa proposta que sofrerá modificações.
A arquiteta Lauanna apresentou detalhadamente a a proposta da nova Lei que teve duração de mais de duas horas, sem interupções, conforme solicitado pelo presidente.
Após uma parada técnica de dez minutos, iniciou-se o painel de perguntas com duração aproximada de três horas. Os técnicos presentes fizeram várias perguntas e sugestões em diversos temas como: a taxa de impermeabiização, a reutilizção da água da chuva, o futuro do Cibratel, a proteção dos pontos históricos da cidade, a forte preocupação de todos com os critérios da verticalização, a valorização das propriedades, a mobilidade urbana, o impacto visual, ambiental que pode provocar uma verticalização sem critério e muitas outras questões que levou a um extenso debate, tudo conduzido com muita paciência e profissionalismo.
A nova Lei requer muito cuidado técnico, são vários pontos que mexem diretamente com a vida de todos. Os interesses são bastante conflitantes e requer muito debate, bom senso e acima de tudo equilibrio. Foi esclarecido também que essa reunião não é definitiva, todos os pontos discutidos e sugestões foram anotados e seguiram para as devidas alterações na proposta da Lei.
Após quase cinco horas de evento, presidente da entidade o engenheiro civil Eduardo Cesar Mota encerrou o workshop com os agradecimentos finais e enfatizou a necessidade de mais uma reunião para aprofundar ainda mais o tema em pontos que não foram discutidos por falta de tempo. “O evento foi um sucesso total. Os profissionais entenderam da importância desse workshop, fizeram suas sugestões e esclareceram suas dúvidas. A participação de todos foi perfeita, inclusive da Lauanna que com muita paciência conduziu os trabalhos com profissionalismo. Quero salientar também a participação do Secretário Vinicius, que tem uma tragetória de conhecimento da cidade impar, que acompanhou e também auxiliou nos esclarecimentos técnicos. Tudo perfeito e estamos preparados para a próxima reunião” finalizou Eduardo.