NOTÍCIAS

24/11/2023

Capacitação da Preservação do Patrimônio Histórico

No último dia 23 de novembro de 2023, na sala de eventos José Bobrovski Neto, na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém, aconteceu a palestra “Capacitação da Preservação do Patrimônio Histórico” pela arquiteta e urbanista Bruna Beatriz Nascimento Fregonezi, através do CAU-SP Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

A definição da palestra da arquiteta Bruna e sem dúvida de uma pessoa extremamente profissional, conhecedora do assunto em todos os níveis e principalmente apaixonada pela arquitetura e restauro do patrimônio histórico. Com certeza uma das melhores palestras que aconteceram na Associação neste ano de 2023.

O presidente da Associação o engenheiro Civil Eduardo Cesar Mota, abriu o evento agradecendo a presença de todos e lembrou na fundação da entidade em 1980 e que temos o privilégio de poder ter em nosso quadro de associados arquitetos e engenheiros. Eduardo mencionou também a criação da Comissão de  Preservação do Patrimônio Histórico de Itanhaém e que foi através dessa comissão que elaborou e realizou o evento.

Em seguida a arquiteta Alessandra Curadi Joazeiro, coordenadora da Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico de Itanhaém, agradeceu a presença de todos, da arquiteta Bruna  e do CAU-SP Conselho de Arquitetura e Urbanismo pela oportunidade de trazer conhecimento aos nossos profissionais.

A arquiteta Bruna após as suas considerações iniciais lembrou que precisamos buscar o conselho e provocar a presença.

“ Ficamos muito feliz quando solicitam a nossa presença. Em 2010 através de uma Lei Federal que regulamentou a profissão de arquitetura e urbanismo no Brasil e criou o Conselho de Arquitetura (CAU) e definiu as atribuições do arquiteto. A execução de restauro no patrimônio cultural é de exclusividade do arquiteto” afirmou Bruna.

 Foram apresentados dois manuais: Orientação Profissional e Orientação das Políticas Municipais de Patrimônio. Esclareceu também que  interesse cultural pode ser público ou privado, lembrando que o imóvel privado também pode ser tombado. Para ter essa categoria o imóvel deve ter elementos construídos, edificações de valor histórico, de valor arquitetônico, paisagístico, arqueológico, cultural e aqueles que têm valor para a sociedade.

Bruna esclareceu que o objetivo do CAU é de fiscalizar o profissional, através do código de Ética do Conselho. Reconhecer, respeitar e defender  as realizações urbanistas como parte do patrimônio. Defender o direito da memória e respeitar o conjunto de realizações arquitetônicas e interpretar as necessidades das pessoas.

No final da palestra aconteceu uma grande troca de idéias, vários assuntos foram abordados como acessibilidade e sobre como valorizar o nosso Patrimônio Histórico.

Conheça a trajetória profissional da Arquiteta e Urbanista Bruna Beatriz Nascimento Fregonezi.

Atualmente é doutoranda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui mestrado em arquitetura e urbanismo pela mesma instituição (2015) e mestrado em Human Settlements pela Katholieke Universiteit Leuven – Bélgica (2017). Atua na área de patrimônio cultural, possuindo experiência na área de projetos e obras de arquitetura e restauro na iniciativa privada e políticas públicas no governo Municipal. É pesquisadora e lecionou disciplinas nas áreas de arquitetura, urbanismo e restauro em cursos de graduação na Universidade Paulista e pós-graduação na Universidade Católica de Santos e Universidade Municipal de São Caetano. Atualmente está conselheira no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (COMPAHC-SBC).

Galeria de fotos

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

OUTRAS NOTÍCIAS